Já ouviu falar em Adrenarca Precoce? Como endocrinopediatra, tenho observado um boom em quadros de adrenarca precoce – esse é um sinal indicador de alterações hormonais que deve ser valorizado.
A adrenarca precoce, marca o despertar das adrenais ou suprarrenais e o característico aumento da produção de hormônios androgênicos (conhecidos como hormônios masculinos). Essas glândulas são de extrema importância e parecem um chapeuzinho acima dos rins. A adrenarca é caracterizada pelo surgimento de acne e cravos, de pelos pubianos, axilares e/ou odor axilar e possível avanço da idade óssea, que na maioria das vezes não compromete estatura final.
Ela passa a ser considerada precoce quando antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 nos meninos.
É muito importante procurar um Endócrino Infantil para afastar patologias hormonais mais sérias e complexas.
Quais as causas do aumento da adrenarca pela visão do endócrino pediatra funcional?
* O aumento expressivo de incidência de adrenarca precoce pode ser relacionado com mudanças nutricionais e ambientais.
* Bebês que nasceram pequenos para idade gestacional (PIG) e a obesidade são fatores desencadeantes, principalmente pelo excesso de insulina.
* Excesso de consumo de carboidratos e alimentos de alto índice glicêmico, que também contribuem.
* Alerta para toxinas ambientais. Intoxicação por agrotóxicos, xenoestrogênios dos cosméticos, BPA, ondas eletromagnéticas de celulares e antenas, ingestão excessiva de corantes e conservantes, ingestão de soja em leites e sucos, alimentos transgênicos.
* Outro cuidado que devemos ter é não utilizar desodorantes comuns que contenham antiperspirantes, o alumínio, existem trabalhos que relacionam seu uso com câncer de mama e outras patologias. Os sais de alumínio são extremamente tóxicos e fazem parte do dia a dia das pessoas. Além de outras substâncias danosas presentes nesses produtos como triclosan e parabenos.
Como eliminar toxinas e reduzir o risco de adrenarca precoce?
Leia os rótulos e faça escolhas conscientes. Não congele e nem aqueça alimentos em plástico, use um bom filtro de água de preferência com carvão ativado que retenha nanopartículas como hormônios e agrotóxicos. Procure usar cosméticos naturais e livres de alumínio e outras químicas nocivas. Lembre-se que a transpiração é uma maneira de eliminar toxinas portanto não é interessante bloqueá-la.
Parte da minha consulta médica é dedicada toda à essa orientação em relação à toxicidade ambiental e como tornar o ambiente que vivemos menos nocivo, assim como tenho alertado vcs por aqui há alguns anos também.