Você já ouviu falar em "sensação de fluxo"? Quero compartilhar com vocês um pouco do que consiste esta, que considero uma experiência libertadora!
O sinal característico do fluxo é uma sensação de felicidade espontânea e até mesmo de êxtase e por isto é compensador.
O indivíduo fica totalmente absorto em sua atividade, perdendo a noção de tempo e espaço. É um estado de auto-abandono e o oposto de preocupação, neste estado as pessoas perdem toda a autoconsciência e concentram-se absolutamente no que estão fazendo. Neste sentido estes momentos são abnegados.
O puro prazer do ato é o que motiva, sem preocupações com o sucesso ou fracasso.
Existem várias maneiras de encontrar este momento de fluxo, uma delas é manter atenção absoluta no que está sendo feito, pois a essência do fluxo é um estado de alta concentração.
Iniciar a tarefa pode ser desafiador e exigir esforço para acalmar-se e concentrar-se, este primeiro passo exige uma certa disciplina, mas assim que a atenção começa a fixar-se ela assume uma força própria e ao mesmo tempo proporciona alívio da turbulência emocional e torna fácil a tarefa.
Hoje os dispositivos eletrônicos têm dificultado a permanência neste estado, vemos pessoas com celular o tempo todo, isto tira a concentração. Falo até por mim mesma.
A entrada nesta zona pode ocorrer também quando as pessoas encontram uma tarefa em que têm muita habilidade e a executam num nível que exige pouca capacidade.
Ver alguém em fluxo dá a impressão que o difícil é fácil e o auge do desempenho parece natural e banal.
O mais impressionante é que neste momento o cérebro se acalma, por ocorrer uma diminuição dos estímulos corticais.
Nesse estado mesmo o trabalho árduo pode parecer mais renovador e restaurador que esgotante.
Um músico descrevendo o momento - "nós entramos num tal nível de êxtase que parece que não existimos. Tive essa sensação várias vezes. Minha mão parece ser independente de mim, e nada tenho a ver com o que se passa. Simplesmente fico ali observando, em estado de respeito e encantamento. E a coisa simplesmente flui por si mesma."