Meditação e Yoga para crianças promovem conexão entre corpo, mente e espírito
Friday, 23 de August de 2019
Conheça o Projeto Criança em Si, uma iniciativa que tem contribuído com o desenvolvimento infantil em suas diferentes esferas
Será que yoga e meditação podem contribuir com o desenvolvimento infantil? A resposta é sim!
De acordo com Izabela Calvelhe, além de ser uma atividade corporal, em que são realizadas várias posturas de diferentes níveis de dificuldade, é uma filosofia de vida, que proporciona o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Há três anos, Izabela, que é advogada ambientalista, vivenciou esta experiência e isso a transformou. Ela conta que ao praticar yoga, viu seu universo ampliar em todos os sentidos. A partir daí, passou a aprimorar ainda mais esse campo com o estudo e prática da meditação: “Ao voltar para mim e conectar à minha essência, percebi que deveria fazer alguma coisa para levar mais pessoas comigo”, esclarece ela.
Os anos foram se passando e, após a maternidade, ela conta que “A chavinha virou de vez”. Mãe de Rafaela, de 1 ano e 3 meses, Izabela criou o Projeto Criança em Si, uma iniciativa que faz sua “alma vibrar”, como ela mesma diz. Trabalhar com criança sempre foi o sonho de Izabela, que concilia a maternidade à advocacia e, claro, ao Projeto! Para ela, unir yoga e meditação, foi o passo crucial para entender que esta era uma maneira com a qual ela poderia contribuir com o desenvolvimento não apenas físico, mas emocional e mental das crianças, ainda na infância – fase em que elas devem ser estimuladas neste sentido para que possam ter as bases necessárias para se tornarem adultos mais “sadios” – sobretudo, no campo da gestão das emoções. “Plantar na criança a sementinha de se enxergar, reconhecer seus sentimentos e focar em alguma atividade sem se dispersar, já é um enorme começo. Precisamos alcançar as crianças para que tornem adultos mais empáticos e menos intolerantes. Atualmente vivenciamos tempos difíceis e fica clara a necessidade dessa mudança interna do indivíduo”, afirma Izabela.
Como funciona?
Em um primeiro momento, a dinâmica da aula consiste em um acolhimento da criança por meio de uma “meditação em ação”, que nada mais é, do que uma forma de exercer a atenção plena. Como funciona: a criança foca em alguma atividade, tudo realizado em círculo, onde há uma conexão maior de todos os participantes.
Em seguida, há a realização das Ásanas, as posturas do yoga, que Izabela –associa aos animais ou até mesmo antecedida de uma música ou histórias/contos. Por fim, há o relaxamento, aonde são realizadas algumas respirações e o momento crucial da aula, quando a criança deita e entra em estado meditativo. “Tudo é realizado de maneira lúdica, para conseguir captar a atenção das crianças. É desafiador, mas vale muito à pena”, diz Izabela. Segundo ela, ensinar as crianças a voltarem para o presente nem é tão desafiador como seria para um adulto, já que nesse caso, estar no passado e ansioso, com a cabeça no futuro, são características do homem moderno. O maior desafio com as crianças é o quietar, parar e concentrar.
A intenção principal do projeto é inseri-lo nas escolas públicas. Como há uma burocracia enorme, atualmente Izabela oferece suas aulas em uma ONG, na cidade de São Paulo, à 17 crianças entre 5 e 8 anos de idade. As aulas tem duração média de 1h30. “O feedback está sendo fantástico. Houve uma melhora na concentração das crianças e até mesmo no relacionamento delas dentro da ONG e fora dela”, afirma Izabela.
OPORTUNIDADES
Atualmente, Izabela busca parcerias com escolas particulares para trabalharem os alunos no aprimoramento da educação compassiva, que é basicamente despertar tanto o aluno quanto os professores, no fortalecimento da compaixão entre eles e deles com o mundo. “A partir do momento que há o exercício da consciência, do foco, da atenção plena em tudo o que se faz, principalmente na prática da yoga, há consequentemente o despertar da compaixão e gratidão. Estudos de ressonância magnética no cérebro de pessoas que exercem a atenção plena já comprovaram o aumento dos níveis de gratidão nessas pessoas. É muito gratificante quando a criança absorve minha aula e consegue entender o que é estar presente. É literalmente um presente para mim e para o futuro das próximas gerações”.
O projeto Criança em Si, além de oferecer aulas particulares, participa de aniversários de crianças e está sendo um sucesso e uma inovação nas festinhas que antes contavam com salões de beleza ou limusines para os pequenos convidados. “Agora as crianças se conectam com si e com o universo em uma festa de aniversário se divertindo”, diz Izabela com brilho nos olhos.
“Quer mudar o mundo? Comece pelas crianças!” – conclui ela, parafraseando a célebre reflexão de Ayrton Senna, piloto de F1 e a inspiração para a criação do Instituto Ayrton Senna. Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno”.
Para entrar em contato com o projeto Criança em Si, entre em contato pelo whatsapp 11-98176.6675 (falar com Izabela) ou na página oficial instagram: @criança_em_si.
Foto-Legenda: Crianças do Projeto em Ásanas, posição da yoga